BrazilCrime: um pacote R para facilitar a pesquisa quantitativa em segurança pública com dados dos estados e municípios brasileiros
- Marcelo Justus

- 17 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de out.
Por Marcelo Justus (Instituto de Economia, UNICAMP)

O pacote R BrazilCrime foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a pesquisa em segurança pública com dados do Brasil, permitindo o acesso rápido tanto por pesquisadores brasileiros quanto estrangeiros.
Trata-se de uma ferramenta simples, mas facilitadora, que extrai de forma rápida e eficiente dados públicos do SINESP, uma plataforma de informações integradas desenvolvida e mantida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O BrazilCrime foi inspirado nos pacotes R crimedata, ukpolice e ispdata.
Ressalta-se que o pacote apenas extrai os dados e facilita a sua manipulação utilizando a linguagem R. Portanto, tem como único objetivo apoiar a pesquisa empírica. Todos os créditos dos dados pertencem ao SINESP, uma plataforma de informações integradas desenvolvida e mantida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na sua última atualização, incluímos funções (espelhadas na função auto.arima do clássico pacote forecast) que geram automaticamente previsões de ocorrências de diversas tipologias de crimes (e de outras variáveis disponíveis na base) utilizando a modelagem clássica Box-Jenkins, plotam gráficos com previsões pontuais e intervalares etc.
Destaca-se que, até este momento, desde que o pacote BrazilCrime foi publicado no CRAN (repositório oficial do R) em julho de 2024, foram registrados 5.290 downloads. A expressiva média de 561 downloads mensais revela que, tão importante quanto publicar dados sobre ocorrências criminais e outras violências, é facilitar o acesso rápido para pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Ferramentas gratuitas que simplificam a extração e manipulação de dados públicos fortalecem a comunidade científica. Falando nisso, hoje uma das principais iniciativas de articulação científica na pesquisa empírica das causas e consequências do crime e violência no Brasil é a formação da RBECrim (Rede Brasileira de Pesquisa em Economia do Crime e Criminologia).
Em breve publicarei um post sobre esse importante movimento de pesquisadores, que está se consolidando como uma associação científica dedicada a colaborar e a cobrar que o governo brasileiro fundamente suas políticas de segurança pública em evidências científicas. Aliás, não basta falar e defender “políticas baseadas em evidência”; é preciso aplicá-las.
AGRADECIMENTO
Agradeço ao CNPq pela Bolsa de Produtividade em Pesquisa vinculada ao projeto “Contribuições à Pesquisa em Segurança Pública com Dados do Brasil” (Processo nº 312685/2021-1). Agradeço especialmente ao pesquisador em formação Giovanni Vargette, meu excelente aluno do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) entre 2023 e 2025, com bolsa CNPq. Agradecemos também a Igor Laltuf, desenvolvedor do pacote ispdata, pelas contribuições no desenvolvimento do projeto, especialmente na revisão da primeira versão e nas melhorias funcionais.
